Restaurantes corporativos são tendência mundial que, além de manter momentos de
interação entre colaboradores e equipe, oferecem experiências que engajam, retêm
talentos e proporcionam agilidade em servir alimentos frescos e saudáveis.
Indispensável dizer que o isolamento social imposto pela pandemia trouxe um novo
estilo de vida à população ao permitir maior flexibilidade na rotina. Tornou-se ainda
prioridade para muitos no mercado de trabalho. Enquanto o futuro aponta para a
possibilidade do modelo híbrido de trabalho, muitas empresas que pendem mais para
o formato de trabalho presencial encontram diversos desafios que vão além das
questões meramente corporativas.
A implementação dos restaurantes corporativos tem crescente aceitação também no
Brasil. Além de manter momentos de interação entre colaboradores e equipe, estes
restaurantes oferecem experiências que engajam, retêm talentos e, principalmente,
proporcionam agilidade em servir alimentos frescos e saudáveis.
Essa é a proposta do Grupo Risotolândia por meio da marca Risotolândia Restaurantes
Corporativos – o Grupo Risotolândia tem ainda outras seis marcas em diversos
segmentos -, que tem em seu portfólio grandes empresas, como as farmacêuticas BD
(Becton Dickinson) e Abbott, o Grupo Positivo, a TAM Aviação Executiva, entre outras.
Para servir milhares de refeições coletivas todos os dias, a Risotolândia Restaurantes
Corporativos tem como premissas o olhar para a qualidade, as sobras diárias de
comida, sustentabilidade e o fornecimento de alimentos frescos, gostosos e,
principalmente, saudáveis.
As cozinhas eficientes trazem modernidade na preparação dos alimentos e levam em
conta técnicas, processos, certificações de qualidade e equipamentos de alta
tecnologia, dispostos de forma planejada no ambiente, garantindo maior eficiência
desde o processamento da matéria prima ao servimento das refeições.
Diversificar para atrair!
Com o retorno às atividades presenciais, o mercado corporativo se viu diante de uma
necessidade: permitir maior liberdade para que os profissionais façam escolhas
individuais. Uma das tendências que chegou e já mostra resultados são as inovações
em serviços de alimentação.
Quando existe um ambiente moderno, bem decorado, propício à integração entre os
colaboradores nos momentos de intervalo para refeições e, principalmente, com uma
gama de opções que traz quase a mesma liberdade ao profissional para escolher o que
quer comer como se estivesse em casa, a empresa está investindo em uma experiência
diferenciada de alimentação que vai muito além de um benefício.
A implementação de um restaurante corporativo atende tanto para engajar e reter
talentos como proporcionar melhor qualidade de vida e saúde aos colaboradores.
Nesse sentido, há uma série de benefícios em termos de saúde, que ao fim e a cabo
contribuem para o bem-estar geral e a produtividade no ambiente de trabalho.
Na prática, e estritamente com foco na saúde dos colaboradores, as empresas podem
oferecer opções nutricionais balanceadas, conscientizar e introduzir a cultura em prol
de escolhas alimentares mais saudáveis e nutritivas, oferecer porções mais controladas
- o que evita excessos e desperdícios -, reduzir a dependência de refeições rápidas (e
pouco saudáveis), evitar deslocamentos e ainda atender preferências individuais e
necessidades dietéticas, como opções vegetarianas, veganas, sem glúten, entre outras.
Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)
Embora não seja obrigatória a participação, o Grupo Risotolândia aderiu ao Programa
de Alimentação do Trabalhador (PAT), por ser premissa das suas atividades e alinhado
ao seu core business, tanto pela importância da alimentação do trabalhador quanto
por identificar que a alimentação nas empresas representa muitas vezes a única ou
principal refeição daquelas pessoas e famílias.
A alimentação do trabalhador estimula o bem-estar e, por consequência, aumenta a
sua produtividade e seu desempenho profissional. Contempla ainda, por exemplo,
benefícios como sociabilidade dos colaboradores, integração entre funcionários,
gestores e empresa, redução no número de faltas por doenças e diminuição dos
atrasos na volta pós-intervalo.
Por ser uma referência no segmento de alimentação coletiva e oferecer soluções
variadas, o Grupo Risotolândia também auxilia outras organizações interessadas em
aderir à prática do PAT.
Case - variedade e liberdade de escolha nas refeições!
Localizada em Araucária, na RMC de Curitiba, a A1 Engenharia (empresa provedora de
soluções integradas para plantas industriais e geração de energia) tem em sua planta
industrial um restaurante corporativo desde 2017. Mas, foi no início de 2023, com os
novos hábitos e necessidades trazidos pela pandemia, que a organização priorizou a
alimentação no seu planejamento de gestão de pessoas e atualmente já dedica mais
de 20% do tempo do time de RH exclusivamente à alimentação. “Nós passamos por
um choque cultural muito grande. Ficamos muito tempo em nossas casas e tivemos
liberdade de comer aquilo que queríamos. Por isso decidimos inovar o conceito do
nosso restaurante e, com toda a expertise da Risotolândia Restaurantes Corporativos,
transformamos o antigo refeitório em um espaço que promove experiências
gastronômicas diferenciadas todos os dias para motivar ainda mais a nossa equipe
neste novo momento”, fala Jheyme Barreto, gerente de Rh da A1.
No restaurante da A1, que serve diariamente 350 refeições entre café da manhã,
almoço e jantar, tudo foi modificado. “Quando a equipe voltou do recesso de final de
ano e se deparou com a novidade de um restaurante totalmente modernizado, com
novos móveis, louças, plantas e, principalmente, com um novo conceito de
atendimento e oferta de cardápios temáticos diariamente, tivemos a certeza de que
alimentação não é apenas um benefício. Aqui ela é o motivo pelo qual nosso time tem
ainda mais vontade de vir trabalhar e aproveitar este merecido tempo de intervalo
para estar mais perto dos colegas de trabalho, num movimento de integração que,
acima de tudo, é fundamental para os nossos negócios. Esta aproximação impulsiona
contribuições coletivas e a criatividade”, complementa a gerente da RH da empresa.
Além do buffet tradicional, a Risotolândia trouxe à A1 formatos inovadores de menu,
com pratos diferenciados que podem ser reservados previamente pelo colaborador,
além de opções vegetarianas feitas à base de proteínas vegetais para um público
flexitariano que cresce a cada dia. A pesquisa “O Consumidor Brasileiro e o Mercado
Plant-Based 2022”, realizada pelo GFI Brasil, mostra que 28% dos brasileiros já se
definem como flexitarianos, um estilo de alimentação que reduz o consumo de
proteínas animais. O grupo (mais do que veganos e vegetarianos que são apenas 4%
dos consumidores) é o principal público-alvo da indústria de proteínas alternativas
vegetais à base de plantas.
Na A1, a Risotolândia também implantou serviço de lanchonete durante todo o
expediente, espaço de chá e café, além de fazer reposição de produtos para o mercado
da empresa.
“É um case para o mercado corporativo. A A1 investiu de forma pioneira em uma
diversidade de serviços que permite aos seus colaboradores a liberdade de escolha.
Esta liberdade, além de motivar internamente, desperta o interesse de novos talentos
e valoriza a imagem externa dos negócios. Estamos otimistas com esta parceria que já
existe há seis anos, mas que se reinventou ao fortalecer uma tendência que veio para
transformar o cenário dos restaurantes corporativos”, comenta Carlos Humberto de
Souza, Diretor Presidente do Grupo Risotolândia.
“Antes divulgávamos o cardápio da semana. Agora deixamos todos na expectativa e
fazemos das nossas refeições um verdadeiro evento, no qual os colaboradores são
sempre surpreendidos com algo diferente. Sexta-feira, por exemplo, era um dia que
muitos não almoçavam por aqui. Preferiam sair almoçar fora, mudar a rotina. Hoje
temos uma adesão muito superior, quase que total, e tudo isso só tem sido possível
pois temos um time de atendimento sempre próximo. As profissionais do restaurante
conhecem cada colaborador e estão sempre conversando com eles, não apenas para
ouvir e evoluir, mas para tornar nossos profissionais parte do importante processo de
alimentação que sabemos o quanto é fundamental para que eles se sintam felizes e
dispostos no dia a dia”, acrescenta Jheyme.
Para ela, a parceria com a Risotolândia na execução deste audacioso projeto, trouxe
tranquilidade para promover o bem-estar e saúde na empresa, deixando para eles
apenas a preocupação de focar nas operações diárias e produtividade da equipe. “O
cardápio é pensado de modo que nós, da A1, possamos aproveitar o espaço que
ocupamos na rotina de cada colaborador para mostrar o quanto a refeição é
importante nas nossas vidas e reforçar que a satisfação do nosso time em relação ao
serviço de alimentação não contribui apenas na melhora qualidade de vida, mas
também da produtividade e engajamento com a empresa”, finaliza a gerente.
Site Grupo Risotolândia: https://risotolandia.com.br
Informações à imprensa:
Berlitz Comunicação
Ricardo Berlitz – Relacionamento com a Imprensa (Região Sudeste)
(11) 9.9645-2067
Imagens para divulgação

Crédito da foto: divulgação Risotolândia